No último dia 26 de maio, defensoras e defensores públicos de todo o país foram homenageados no Congresso Naciomal, em Brasília. A sessão solene ocorreu em celebração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado no último 19 de maio. A cerimônia foi uma propositura do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Quem representou a AGDP foi o presidente da instituição, Allan Monton Joos, ao lado dos associados Fernanda Silva Rodrigues Fernandes, que também é membra titular do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, e Thiago Mendonça Nascimento. A Defensoria Pública do Estado de Goiás foi representada pelo defensor público-geral de Goiás e vice-presidente do Condege, Domilson Rabelo da Silva Júnior; 

O destaque do Estado de Goiás ficou por conta da Dra. Fernanda Fernandes, que fez um excelente pronunciamento no plenário sobre a carreira. (Veja o discurso na íntegra, que foi publicado no Editorial Especial). 

O evento faz parte das atividades realizadas em celebração ao mês da defensora e defensor público. As homenagens do poder legislativo à nossa instituição devem se estender ao mês de junho, quando a Assembleia Legislativa também fará uma homenagem à categoria.