Reunião com a Primeira Subdefensoria-Pública Geral

A nova Diretoria e o Conselho Diretor da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG), biênio 2021-2023, tomou posse nesta segunda-feira, 26/04, em solenidade virtual realizada por meio da plataforma Zoom. A eleição direta foi realizada em 16/04, por meio de Assembleia Geral Ordinária Virtual. Além dos membros da Diretoria eleita, prestigiaram o evento autoridades locais, parlamentares e representantes de entidades regionais e nacionais. (Veja lista abaixo). Antes do início formal da solenidade de transição, a Presidente Ana Paula Guadalupe quebrou o protocolo e deu posse a dois novos sócios beneméritos da entidade, os desembargadores Anderson Máximo de Holanda e Norival Santomé. Na saudação aos novos sócios, o Procurador do Estado e ex-presidente da APEG Marcello Terto destacou a atuação e a importância dos homenageados para a história da entidade. “Ambos atuaram, e continuam atuando, de forma relevante em suas carreiras, e são homenageados pela reconhecida defesa institucional da Procuradoria Geral do Estado. Sou testemunha viva dos méritos dos agora sócios beneméritos”, afirmou Terto.

POSSE Em seu discurso de transição, a Presidente Ana Paula Guadalupe agradeceu a colaboração de todos e destacou várias conquistas da gestão. “Obtivemos a recomposição dos subsídios, implantamos a unificação das contribuições, mantivemos unicidade e honorários, reformamos a sede e mantivemos nosso ritmo de trabalho mesmo diante de uma pandemia. Nos organizamos com revezamentos e home office para não perdermos de vista nossa missão. Procuramos, em todos os atos, responder à altura das expectativas e exigências do cargo, e prosseguimos, com muita determinação, na defesa do bem comum e da sociedade”, disse.

Na oportunidade, Ana Paula Guadalupe desejou boa sorte à nova Diretoria e se colocou à disposição para colaborar com o crescimento da Associação. “Iniciamos hoje o ciclo de uma nova gestão, que ao mesmo tempo em que pretende dar continuidade ao crescimento de nossa instituição, também almeja novas conquistas. Estarei junto com vocês”, completou.

Presente na solenidade virtual, o Presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), José Carlos Nery Júnior, agradeceu o trabalho da gestão anterior e deu boas-vindas aos novos diretores, destacando a importância da união. “Ainda que o momento seja de celebração, é preciso pontuar o período de turbulência que estamos vivendo e os desafios que ainda enfrentaremos. São muitos, mas eles realçam a necessidade de mantermos a união entre as associações das carreiras jurídicas. Juntos, nossa representatividade tem outra dimensão. Juntos, somos mais fortes”.

O Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), Vicente Braga, no momento da solenidade, participava de uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, sobre a Reforma Administrativa. A ANAPE foi então representada pelo Vice-Presidente, Ivan Luduvice Cunha. “Temos pautas nacionais de grande importância para a carreira, dependemos muito da mobilização nos Estados e temos na APEG uma referência para os Procuradores de todo o País, por sua atuação combativa em defesa de nossas lutas. Continuaremos contando com a força de vocês”, disse.

UNIDADE Em seu pronunciamento, durante a solenidade, o Presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP), Allan Montoni Joos, também destacou a importância da união em defesa das carreiras que atuam no poder judiciário. “O crescimento da Defensoria Pública não aconteceria sem a PGE. É uma engrenagem. Nós, defensores, vamos lutar junto das carreiras irmãs em defesa do sistema de Justiça.”

A UNIDADE também foi o cerne da manifestação da Procuradora-Geral do Estado de Goiás, Juliana Pereira Diniz Prudente, que, no ato, representou o Governador Ronaldo Caiado. “Não vejo conquistas isoladas ou desafios individuais. Parabéns pela escolha do nome da chapa. O sentimento de UNIDADE vem ao encontro do que buscamos para todo o sistema. Os desafios são coletivos e as conquistas são de todos nós!”

O Presidente eleito, Claudiney Rocha, abriu seu discurso de posse lembrando que a constituição da chapa, que foi eleita, teve como foco a UNIDADE necessária para combater, entre outras, pautas que tentam prejudicar o servidor público. “Todos nós usamos os serviços públicos. Em algum momento da vida, precisamos de um servidor público. Esses servidores são vilões ou heróis? É preciso esclarecer a toda sociedade que o servidor público não é o culpado pela desigualdade social do país. E essa é só uma das nossas pautas”, disse.

Emocionado, Claudiney Rocha lembrou do seu caminho até chegar à Procuradoria e da importância da colaboração. “Sou filho da escola pública, usei da saúde pública, me locomovi, boa parte da minha vida, usando o transporte público. Contei com apoio de uma bolsa de estudos para fazer o ensino médio, e consegui entrar numa Universidade Pública. Foi longo e cheio de pedras o caminho até aqui. E hoje eu sei e destaco a importância de ser Procurador. Somos parafusos que integram uma imensa engrenagem. O esforço individual não tem poder, pois somente juntos temos a força suficiente para fazer a engrenagem girar”, completou Claudiney Rocha.

POSSE PRESTIGIADA Participaram da solenidade virtual de posse, também, os homenageados, Desembargadores Anderson Máximo de Holanda e Norival de Castro Santomé; os ex-presidentes da APEG Tomaz Aquino e Valentina Jungmann; a Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, Patrícia Carrijo; Deputado Federal João Campos; Deputado Federal Francisco Júnior; Deputado Estadual, Virmondes Cruvinel; Deputado Estadual Karlos Cabral; o representante da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), assessor Jurídico Augusto César; Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), Helena Maria Coelho. Vários Procuradores do Estado associados à APEG registraram sua presença no evento e muitos deles também fizeram o uso da palavra em cumprimento aos membros da nova Diretoria e Conselho Diretor.

CONHEÇA OS MEMBROS DA NOVA DIRETORIA DA APEG

DIRETORIA Claudiney Rocha – Presidente Adriane Naves – 1ª Vice-Presidente Selene Ferreira – 2ª Vice-Presidente Marcílio Ferreira – 1º Secretário Andréia Adourian – 2ª Secretária Guilherme Christiano – 1º Tesoureiro Beatriz de Melo – 2ª Tesoureira

CONSELHO DIRETOR Alexande Tocantins Alerte Martins Aliny Nunes Ana Paula Guadalupe Bruno Belém Cláudia Marçal Cleuler Barbosa Jorge Pinchemel Maria Elena Uchoa Marcello Terto Tomaz Aquino Valdisa Moura Valentina Jungmann Walter Rodrigues

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação